quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Hora das Sinopses: Kiminishika Kikoenai


 ~Oie, pipous ^ç^

      Bem, dessa vez vim falar sobre mangá (ainda irei variar muito, então não se assustem). A tradução do japonês é "Só você pode ouvir", e apesar de parecer algo mais puxado para o shoujo, não é bem assim, pelo menos ao meu ver: a história, escrita por Otsuichi, surpreende, e essa adaptação em especial tornou o conto algo muito mais palpável ~ e bonito.
      O mangaka é o Kiyohara, o mesmo de Another. Como outras milhares de pessoas conhecedoras de seu conteúdo, creio eu, achei muito formidável o enredo, que apesar de sutilmente, não deixa de apresentar o toque sobrenatural que é comum a ambos os criadores.

 ~ O mangá

                  

      Aihara Ryou é uma garota beeeeeem tímida. Tão tímida, que tem dificuldades na fala, apenas por causa da pouca frequência com que usa as palavras no dia-a-dia. Não obstante esse bug, ela tem um enorme desejo de ter um celular.
      Sua imaginação se torna cada vez mais fértil em torno do tal desejo, até que ela consegue visualizar a aparência de seu "celular ideal", imaginar de que tamanho seria, que toque teria, qual o wallpaper e coisas do tipo. Um belo dia, enquanto ela sonhava com seu celular ~ para variar ~ durante a aula, ouve-se o toque de um telefone. Até aí tudo bem. O problema é que O CELULAR NÃO É DE NINGUÉM.
      Xablau.
      Aí é que as coisas ficam interessantes (você estava aí achando que dormiria na primeira dúzia de páginas...): Ela começa a ter uma ideia um tanto quanto estúpida. Imbecil. Mas sua imaginação era fértil, o que custava sonhar um pouco? Ela checa sua imaginação, visualiza o celular-ideal-de-estimação e... Ele é que está tocando. Por sinal, ela percebe que o toque é o mesmo que ela havia imaginado para um possível celular físico. As coisas só melhoram: do outro lado da linha, ela ouve a voz de Nozaki Shinya.
      Com o tempo, ela descobre muitas coisas sobre seu novo celular, e sobre o rapaz com quem tem falado. E você descobre muitas coisas sobre a carga emocional que rodeia a história, que eu identifiquei como uma espessa camada de solidão envolto numa sopa de boas sensações que tem esses dois pombinhos, por finalmente serem ouvidos. É essa proposta, afinal. Só você pode ouvir.
      Bem, o que posso falar sobre essa pequena delícia one-shoot? Levei pouco mais de meia hora para devorar o mangá, acho que por culpa do ócio combinado com essa coisa que a história provocou em mim. Excitante, fofo e melancólico. O maior plot twist é o próprio fim da trama. E não é nada mau. Não vi absolutamente NENHUM detalhe a criticar, exceto, talvez, a parte em que *spoiler* e depois *spoiler*. Cara, como é que *spoiler* foi acontecer?
      Apesar de *spoiler* ter me deixado bem deprimida, são detalhes necessários, que dão uma riqueza de atrativos e que contribuem ativamente com o sentido da história. Detalhes sem os quais a mensagem que o Otsuichi quis passar viria disforme. Então, sim, não tenho críticas negativas.

     ~O Autor:

OTSUICHI
      Seu verdadeiro nome é Adachi Hirotaka. Ele é natural de Fukuoka, no Japão, e tem muitas histórias nas costas, e dou destaque especial para os clássicos Calling You, Kimi ni shika Kikoenai e Goth, e um de seus contos mais antigos, o Summer, Fireworks, and My Corpse, de 1996, bem como um dos mais recentes, Yagiza no Yuujin, de 2014. E isso é tudo o que sei sobre ele. Sei que ele é casado com uma mulher chamada Oshii Tomoe, mas isso é uma curiosidade fora do nosso foco.

KIYOHARA
      Sobre ele, sei menos ainda ~ apenas que produziu Another, cujo anime é bem famoso e cuja protagonista, Misaki Mei, está na lista de cosplays que ainda farei (:3).
      Ele tem outros mangás, como Tantei no Tantei (2014) e Tsumitsuki (2008). E só. Se souber de mais detalhes, atualizo vocês, pipous. Okay? Okay.

~ Bem, se você curtiu a indicação, corre em qualquer site que disponibilize conteúdo otaku online ou numa livraria (caso uma edição física te agrade mais, como agrada a mim). Vejo vocês na próxima indicação, okay? Será algo meio diferente...

KISSUS e BYE ;**

Nenhum comentário:

Postar um comentário